Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade. Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.
É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-las. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades.
O Colégio João Paulo II preocupa-se em despertar em seus alunos senso critico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.
Fins e Metodologia
A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.
O Colégio João Paulo II elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno, por meio de programação orientada. Para isso, trabalham permanentemente psicólogos, pedagogos, professores e funcionários especializados.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.
O Colégio João Paulo II oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos nas mais variadas áreas de estudo, como por exemplo, através da educação artística – música, artes visuais, dança e teatro. E, no âmbito extra-escolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza e das mais diversas manifestações culturais. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira etc.
Orientação Educacional
A orientação educacional visa a proporcionar ao aluno completa integração com a Escola, tanto no âmbito educacional quanto no social. Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa -, levando-o à especulação, ao confronto.
O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além da informação, da construção e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.
Dessa forma, propicia-se ao aluno levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.