NUTRICIONISTA NA ESCOLA

A alimentação saudável representa um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos, podendo se destacar a idade escolar, na qual a criança apresenta um metabolismo mais intenso (DANELON; DANELON; SILVA, 2006).

É na infância que se formam os hábitos alimentares, e a escola e familiares são de extrema importância, pois é por via deles que a criança passa a conhecer os novos alimentos e os valores serão repassados (MASCARENHAS; SANTOS, 2006).

 

ATIVIDADES DA NUTRIÇÃO:

Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição.

Programar e elaborar cardápios adequando-os a faixa etária e perfil da população, respeitando os hábitos alimentares;

Elaborar e desenvolver atividades de educação nutricional com a comunidade escolar;

Implantar e elaborar Manual de Boas Práticas, avaliando e atualizando os procedimentos operacionais padronizados sempre que necessário;

Realizar avaliações nutricionais com escolares, observando possíveis ocorrências alimentares para desenvolvimento de intervenções nutricionais;

Elaborar plano de trabalho anual, contemplando procedimentos dotados para o desenvolvimento das atividades;

Fiscalização da cantina escolar;

Colaborar com autoridades de fiscalização profissional e/ou sanitária;

Entre outras funções....

 

                Devemos sempre contribuir para a construção de hábitos alimentares que procuram o equilíbrio entre tradição, estilo de vida, bem – estar, prazer, desejo de relação com novos significados e novas escolhas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DANELON, M. A. S.; DANELON, M. S.; SILVA, M. V. Serviços de alimentação destinados ao público escolar: análise da convivência do Programa de Alimentação Escolar e das cantinas. Segurança Alimentar e Nutricional. Campinas, v. 13, n. 1, p. 85- 94, 2006.

MASCARENHAS, J. M.; SANTOS, J. C. Avaliação da composição nutricional dos cardápios e custos da alimentação escolaridade municipal de Conceição do Jacuípe/BA. Sitientibus, Bahia, n.35, p.75- 90, 2006.

 

 

 

 

 

Colégio João Paulo II
Lapidando Mentes Brilhantes

Em Construção